segunda-feira, 28 de junho de 2010

Entrevista Sgt Vicente

Filmagem: Al. Richelli Afonso

Entrevista: Al. Wiktória R.

Al. Wiktória R.

terça-feira, 15 de junho de 2010

A trajetória de Antônio de Sampaio



Antônio de Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, na cidade de Tamboril (antiga Capitania do Ceará), estado do Ceará. Filho de Antônio Ferreira de Sampaio e Antônia Xavier de Araújo foi criado e educado pelos pais no ambiente simples dos sertões. Apesar do difícil acesso a escola na época, com determinação conseguiu estudar e aos 20 anos (1830) entrou para o Exército Brasileiro. Alistou-se como voluntário nas fileiras do então 22º Batalhão de Caçadores, tendo galgado os diversos postos por mérito: Alferes (1836), Primeiro-tenente (1839), Capitão (1843), Major (1852), Tenente-coronel (1855), Coronel (1861), General (1864) e Brigadeiro (1865).

A primeira guerra que participou foi em Icó, no Ceará, em 1832, da qual saiu vitorioso. Após, participou de várias outras como: Cabanagem, na então Província do Pará, em 1835; Balaiada, na então Província do Maranhão, de 1839 a 1841; Guerra dos Farrapos, na então Província do Rio Grande do Sul, entre 1844 e 1845; Revolta Praieira, na então Província de Pernambuco, de 1848 a 1850; Guerra contra Oribe e Rosas, no Uruguai, em 1851, tendo se destacado, nesse conflito, na Batalha de Monte Caseros, na Argentina, em 1852; Guerra contra Aguirre, tendo se destacado na Tomada do Paissandu, no Uruguai, em 1864; e Guerra da Tríplice Aliança, no Paraguai, em 1866.

Em sua última guerra, a maior ocorrida na América do Sul, a Guerra da Tríplice Aliança, foi ferido por três vezes e internado em estado grave vindo a falecer. Por Decreto do Presidente, o brigadeiro Sampaio foi escolhido, em 1962, Patrono da Arma de Infantaria. E pela Lei Nº 11932, de 24 de abril de 2009, seu nome foi inscrito no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves (foto), recebendo, oficialmente, o status de herói nacional.

Aluna Ingrid

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A história da Infantaria

A Infantaria teve suas origens nos combatentes romanos e gregos, que lutavam com lanças e espadas e armaduras.A partir daí a infantaria foi desenvolvendo-se, as legiões romanas organizaram em unidades e subunidades(uma base dos exércitos modernos).Um passo importante para essa arma foi a criação das armas de fogo ao final da Idade Média, esta desenvolveu a tática de linhas de frente nas guerras, nas quais os atiradores ficavam lado a lado em linhas contínuas à frente de seus adversários.As armas recém criadas da época eram muito lentas na cadência de tiros e no carregamento delas, eram os mosquetes e arcabuzes.Ao passar do tempo os fúzis foram sendo gradualmente evoluidos e neles foram acopladas as Baionetal, uma espécie de "mini lança" na ponta do fuzil para o combate corpo-a-corpo com os inimigos.
Com a evolução das armas de fogo a Infantaria não usou mais as linhas de frente nas batalhas, graças ao desenvolvimento da Artilharia no século XIX, quando as armas passaram a ter mais alcance e mais potência de tiros executados, foi de grande evolução para Infantaria.Em algumas guerras, Paraguai e da Secessão, os infantes não utilizavam mais as linhas de frente e passaram a cavar buracos, trincheiras para se proteger do inimigo.Os carros de combate cavalarianos usados na 2ª guerra mundial foram de grande ajuda mas, a infantaria continuava muito mais numerosa e desenvolvida ofensivamente; após a Infantaria começar a usar carros de combate para seus deslocamentos, criou-se a Infantaria Mecânizada.Outro grande passo da Infantaria foi a criação dos Fuzileiros Navais, que são uma Infantaria especializada, seus transportes são feitos pela Marinha, que conta com o carro anfíbio, que faz seus percursos por debaixo d´água e está pronto para o combate quando em terra.O desenvolvimento da arma da Infantaria foi muito importante para o aperfeiçoamento das abordagens nas guerras.
Aluno Anderson Santos

O que é a Infantaria?

A Infantaria é uma das armas do Exército. A principal característica da arma de Infantaria é a capacidade de combater a pé, em TODOS os tipos de terreno, sob QUAISQUER condições, utilizando os mais diversos meios de transporte.
Uma das principais funções desta arma é conquistar e manter o terreno, utilizando-se da capacidade de progredir em pequenas frações, que dificilmente são detectadas pelo inimigo, o que permite a aproximação junto ao inimigo para o combate corpo-a-corpo.
Aluno Anguinoni