sábado, 31 de julho de 2010

Dia da Infantaria

Quartel de Infantaria
Infantaria escrito em fogo
(fotos fornecidas pelo Cap Sérgio Neto-infantaria, tiradas durante o seu curso na AMAN)
Al Richelli Afonso


segunda-feira, 19 de julho de 2010

A INFANTARIA E A AMAZÔNIA
A Infantaria também ajuda na proteção da maior floresta do mundo, a nossa Amazônia. Quem protege ela é o CMA, ou Comando Militar da Amazônia, que é formado por 5 brigadas de infantaria, além dessas grandes unidades operacionais, compõem o CMA a 8ª e 12ª regiões militares, que são grandes comandos administrativos do nosso Exército. Essas brigadas de infantaria citadas são:

1º Batalhão de Infantaria de Selva: tem função aeromóvel e é especializada em assaltos aeromóveis. É uma força especial de defesa territorial e serve também para a formação de contingente especializado em guerra na selva.

2ª Brigada de Infantaria de Selva: fica na região conhecida como "cabeça do cachorro", e lá atua como força de vigilância estratégica, garantindo a lei e a ordem.

16ª Brigada de Infantaria de Selva: atua numa região de aproximadamente 570.000 km, que abrange os estados da Amazônia e do Acre. A mesma não oferece boas condições de deslocamento por terra, sendo ese substituído pelo fluvial e o aéreo. Seguindo a diretriz estratégica de emprego da força terrestre, é organizada e articulada, na Amazônia Ocidental, com o objetivo de garantir a integridade do território nacional na sua área de atuação

17ª Brigada de Infantaria de Selva: realiza operações militares tanto em sua área de responsabilidade como fora desta, de forma conjunta ou isolada, sempre com a finalidade de manter a soberania nacional, mantendo a integridade do nosso território, o patrimônio e os interesses do Brasil. Ela também garante os poderes constitucionais, mantém a lei e a ordem, dentro da esfera de suas atribuições. Ela também se integra com a sociedade, participando do desenvolvimento regional e da defesa civil.

23ª Brigada de Infantaria de Selva: ela presta ajuda constantemente à população da região, executando atividades subsidiárias, tanto planejadas quanto emergenciais, ajudando a defesa civil no socorro às vítimas de enchentes, atuando no combate às endemias regionais, como a dengue, a malária e a raiva animal, e ainda participa de intensas atividades cívico-sociais.
Al. Anguinoni

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Entrevista Al Viegas

Entrevista: Al Wiktória R.

Filmagem: Al Richelli Afonso

Al Richelli Afonso