terça-feira, 31 de agosto de 2010

Finalização do blog/ TI 2010 Análise geral das pesquisas

Enfim, o fim...

O nosso blog teve como ponto de partida a trajetória do Patrono, destacando suas gloriosas batalhas e seus destaques na história do exército brasileiro. Mais tarde, a infantaria tomou a cena com sua história rica em curiosidades, desde seu surgimento como seu papel hoje no e.b. Então, partindo disso, encontramos um universo bem amplo de abordagens... Postamos curiosidades, fotos, e fizemos entrevistas com quem, digamos, conhece do assunto... descobrimos então o que leva um militar a ser um infante e o que essa história rica representa para eles. A resposta foi "garra". Estranho? Não quando se conhece a história de nosso patrono, o símbolo infante: ele tinha tudo para dar errado. Nascido na então chamada Capitania do Ceará-Grande, mais precisamente no povoamento de Tamboril, lugar atrasadíssimo, nada mais que garra lhe tiraria de lá para a alta posição de Brigadeiro do Império e Comendador da Ordem da Rosa. Enfim, de forma mais resumida, as diversas abordagens feitas da infantaria no blog encontram um caminho muito semelhante, que nos remete a todo momento à história do nosso Patrono: esta vontade de representar a pátria com os tão prezados valores que lhe dão... Da canção da infantaria ao conceito de patrono, tudo é exaltação à ele: Brigadeiro Antônio de Sampaio.
"A INFANTARIA BRASILEIRA NASCEU EM TAMBORIL!"

Al Richelli Afonso


Grupo:
Al Anderson
Al Anguinoni
Al Ingrid
Al Richelli Afonso
Al Wiktória R.


Canção da infantaria brasileira

Nós somos estes infantes
Cujos peitos amantes
Nunca temem lutar;
Vivemos,
Morremos,
Para o Brasil nos consagrar!

Nós, peitos nunca vencidos,
De valor, desmedidos,
No fragor da disputa,
Mostremos,
Que em nossa

Pátria temos,
Valor imenso,
No intenso,
Da luta.

És a nobre Infantaria,
Das armas a rainha,
Por ti daria
A vida minha,
E a glória prometida,
Nos campos de batalha,
Está contigo,
Ante o inimigo,
Pelo fogo da metralha!
És a eterna majestade,
Nas linhas combatentes,
És a entidade,
Dos mais valentes.
Quando o toque da vitória
Marca nossa alegria,
Eu cantarei,
Eu gritarei:

És a nobre Infantaria!

Brasil, te darei com amor,
Toda a seiva e vigor,
Que em meu peito se encerra,
Fuzil!
Servil!
Meu nobre amigo para guerra!

Ó! meu amado pendão,
Sagrado pavilhão,
Que a glória conduz,
Com luz,
Sublime

Amor se exprime,
Se do alto me falas,
Todo roto por balas!

REFRÃO { És a nobre Infantaria, etc...}

Canção fornecida pelo Cap Sérgio Neto.
obs. Por motivos técnicos, não foi possível a postagem da canção em áudio.

Al Richelli Afonso

Nossas fontes de pesquisa!

1. http://www.legiaodainfantariadoceara.org

2. http://www.legiaodainfantaria.eb.mil.br

3. http://www.exercito.com

4. http://www.exercito.gov.br

5. http://wikimapia.org

6. http://pbrasil.wordpress.com

7. http://pt.wikipedia.org

8. http://www.militar.com.br

Colaboradores:

Sargento Vicente

Capitão Sérgio Neto

Aluno Viegas



AL Ingrid

Legião da Infataria

A Legião da Infantaria tem por objetivo manter acesos os valores históricos do soldado de infantaria do Exército Brasileiro, promovendo a integração e o relacionamento fraterno e amigo dos infantes de todos os tempos. A LEGIÃO é uma entidade civil de cunho cívico, social, cultural e recreativo, sem fins lucrativos, que congrega oficiais de Infantaria da ativa e da reserva.
Foi criada em maio de 2002, em Porto Alegre seu membros eram moradores de Porto Alegre e da região metropolitana. Em seguida, a Legião foi implantada em Santa Maria (Out 2002), em Cuiabá (Abr 2003) e em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda (Jul/Ago 2003). Em Brasília foi implantada em 20 Set de 2003. O seu grande incentivador foi o Gen Ex Pedro Augusto da Silva Néto. Devido a sua finalidade e ao grande sucesso de sua implantação nessas guarnições, já chegou em outras oito guarnições: Manaus (Out 2003), Fortaleza (Nov 2003), Curitiba e Vale do Paraíba (Dez 2003), São Paulo (Mar 2004), Belém (Abr 2004), Porto Velho e Salvador (Maio 2004). As duas últimas guarnições a implantarem a Legião foram Teresina, em Mar 2005, e São Luis,em Fev 2008.

AL Ingrid

Antônio de Sampaio

AL Ingrid

domingo, 1 de agosto de 2010

Por que Patrono?

Patrono vem do latim Patronu, que significa Chefe militar ou personalidade civil escolhida com figura tutelar de uma força armada, de uma arma, de uma unidade, cujo nome mantém vivas tradições militares e o culto cívico dos heróis.
Homem puro e patriota, Sampaio destacou-se por ser capacitado e corajoso, inteiramente dedicado à vida militar. Exemplo de exponencial bravura, foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, em 1940, pelo então presidente da República Getúlio Vargas.
Sampaio demonstrou tudo isso e muito mais em sua vida militar, através de suas lutas nos campos de batalha, não recuando nenhuma vez de seus inimigos, enfrentando-os olho-a-olho como um infante faria.
O "cargo" de Patrono da Infantaria foi merecimento total de Sampaio, mostrando seu enorme potencial e seu grande amor pelo exército, o qual serviu sem temor e com devoção de sua alma justa, pura e nobre.

Al Anderson Santos